EXPERIENCE PORT WINE
Em 2016, vamos conversar sobre vinho do Porto de uma forma descontraída e informal.
Fazemos perguntas e queremos ouvir as respostas. Para isso chamamos os melhores ao nosso encontro.
Com vontade de compreender melhor, saber mais, ver além do óbvio, sentir de maneira diferente, organizámos 8 Port Wine day Talks com oradores experientes e arrojados.
Desafiamo-los a falar sobre cada tema em apenas 15 minutos.


(Inscrição obrigatória, lugares sentados limitados à capacidade da sala - portwineday@portwineday.pt)
01 /
10:00 - 10:15
Como se constrói um guia sobre a vinha e o vinho?
Anterior à experiência do vinho, há a sua procura. É nesta perspetiva que a oradora Maria João de Almeida nos fala sobre os guias do enoturismo como peças essenciais na experiência vínica; o que se tem em conta na construção de um guia da vinha e do vinho e o feedback do leitor/turista e interação com o produtor.
Orador(a)
Maria João de Almeida
Biografia
Maria João de Almeida é jornalista desde 1995, tendo-se especializado alguns anos depois na área dos vinhos. Foi colaboradora do DN Magazine, Viver no Campo, Epicur, Máxima, entre outras. Trabalhou na TVI e integrou os quadros do Expresso, onde fez parte da equipa que produziu o Guia das Rotas dos Vinhos de Portugal e coordenou diversas rubricas dedicadas às áreas de gastronomia e vinhos. Ainda neste jornal assinou durante vários anos a crítica de vinhos. Desde 2006, escreve crónicas para importantes publicações brasileiras, como O Estado de São Paulo e a revista Veja. É membro de júri de diversos concursos de vinho e gastronomia nacionais e internacionais. Em 2009, lançou o site de referência na área dos vinhos, gastronomia e turismo www.mariajoaodealmeida.com, e a VinhoTV, o primeiro canal de televisão dedicado ao vinho na web. É autora de documentários sobre vinho para televisão e séries de programas dedicados ao vinho e ao enoturismo a bordo dos aviões da TAP. É ainda formadora de cursos de prova de vinhos e foi uma das fundadoras da pós-graduação de Marketing do Enoturismo, na Universidade Lusófona. É editora da revista escanção.
02 /
10:20 - 10:35
Como se comprará vinho em 2030
André Ribeirinho junta-se ao Port Wine day 2016 para nos falar sobre o futuro do acesso ao vinho. A questão "como se procura e adquire o vinho hoje e amanhã" é um dos pilares centrais da sua intervenção que pretende lançar um olhar sobre como se comprará vinho em 2030..
Orador(a)
André Ribeirinho
Biografia
André Ribeirinho é co-fundador da #winelover community e um embaixador não oficial do Vinho do Porto. Representa Portugal no Hugh Johnson's Pocket Wine Guide. Gere Adegga, um espaço comercial de vinho que também organiza os Adegga WineMarkets, : um conjunto de eventos vínicos direcionados para o consumidor na Europa. A empresa deo André Ribeirinho é responsável por inovações na indústria do vinho como é o caso do AVIN e do SmartWineGlass.
03 /
10:40 - 10:55
Os 5 sentidos do Vinho
Em 2016, o Port Wine day questiona como experienciamos o Vinho do Porto. Janna Meppelink, baseada no seu blog NOMOHq, que aborda a temática da experiência sensorial dos vinhos, vem da Holanda para nos falar sobre como cada sentido afeta a nossa relação com o vinho.
Orador(a)
Janna Rijpma Meppelink
Biografia
Janna Rijpma Meppelink é especialista internacional em vinho, "wine-entertainer" e jornalista. É agente, consultora, criadora de conceitos, performer e oradora em todo o mundo. Fundou o site www.nomoh.nl, dedicado aos sentidos. É também autora de colunas, crónicas, e artigos sobre vinho para jornais, internet e revistas. Janna faz parte da Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Espirituosos. Foi membro-jurada em várias competições vínicas internacionais como Decanter, Woman Winemaker of the year South Africa, Concours Mondial Bruxelles, Mundus Vini e Concours du Vin & 5 Stars VinItaly Wine Competition. Janna especializa-se em projetos em que a gastronomia e o vinho de cruzam.
04 /
11:00 - 11:15
Ler o vinho
Heini Zachariassen, o criador da app Vivino, irá falar sobre como uma aplicação pode impactar a forma das pessoas se ligarem ao vinho e de formarem um opinião sobre ele. Se as aplicações são a nossa mais recente ferramenta para percecionar o mundo, o poder é do consumidor ou não?
Orador(a)
Heini Zachariassen, app Vivino
Biografia
Heini é o fundador e CEO da Vivino, a maior comunidade vínica do mundo. A motivação de Heini para resolver problemas e a sua postura de nunca estar demasiado confortável levaram ao crescimento exponencial da Vivino. Com mais de 37 milhões de dólares em financiamento, Heini continua a trabalhar na expansão global da Vivino. Tendo sido co-fundador de várias start-ups, incluindo a BullGuard – empresa de segurança móvel e internet global, Heini tem um currículo em desenvolvimento de software e inovação móvel assim como um histórico de criação de negócios globais de sucesso. É a partir de São Francisco que Heini lidera a equipa da Vivino e onde vive com a sua mulher e três filhos.
05 /
11:20 - 11:35
Castas e vinhos
Este debate será um momento para compreendermos o valor económico, cultural e natural do património genético de uma região vitivinícola. António Graça também será desafiado a responder sobre como devemos comunicar a diversidade e riqueza do património genético, nomeadamente pelos dois caminhos da identidade e diferenciação.
Orador(a)
António Graça
Biografia
Antonio Graça é formado em Enologia. Já trabalhou com marcas como Porto Ferreira e Casa Ferreirinha. Atualmente, lidera o departamento de I&D da Sogrape. Fundou a PORVID, o maior projeto do mundo para a diversidade da videira.
06 /
11:40 - 11:55
Comunicar os vinhos nas redes sociais
É seguro, hoje em dia, dizer que a internet é o nosso 6º sentido. O orador Ryan Opaz falará sobre o impacto/influência que as redes sociais têm na forma como as pessoas experienciam o vinho e tentará responder se as redes sociais aproximam ou afastam consumidor e produtor.
Orador(a)
Ryan Opaz
Biografia
Nascido no Minnesota, Ryan Opaz é o co-fundador da Catavino.net, dos Born Digital Wine Awards e da Digital Wine Communications Conference. Hoje ajuda turistas/viajantes a descobrir Portugal e o seu vinho através de rotas personalizadas e experiências enogastronómicas. Ryan fala sobre vinho relacionado com as redes sociais e novas tecnologias em eventos como a Wine Future, a London International Wine Fair, a Essência do Vinho, a London Boutique Winery Tasting, a Bibendum Annual Tasting, a International Wine Tourism Conference & Workshop, a Fine Wine. Ryan é Sherry Wine Educator e Cavaleiro da Confraria do Vinho do Porto, gosta de cozinha, fotografia e partilhar boa comida e Vinho do Porto com amigos.
07 /
12:00 - 12:15
Beber com os olhos
Nesta viagem pelos sentidos que o vinho desperta, proposta pelo Port Wine day 2016, não podemos deixar de falar nos rótulos de vinho e o sobre o papel que têm na construção de uma opinião sobre o produto. Convidamos a designer Rita Rivotti, especializada em conceber rótulos de vinho, para nos explicar como se cria um rótulo de forma a apelar a todos os sentidos do consumidor.
Orador(a)
Rita Rivotti
Biografia
Para Rita Rivotti, criar um rótulo é um trabalho complexo e apaixonante, viciante até! Entre as visitas às Quintas do Douro e idas ao Alentejo, Rita estuda, passeia e ri com as suas 3 filhas que são fonte de alegria e boa disposição, mas que dão tanto trabalho como a criação de um novo conceito. É nesta vida agitada que aparece o slogan "we love what we do". Sem esse amor nada disto poderia ser possível
08 /
12:20 - 12:35
Inovar com Vinho do Porto
Paulo Russell-Pinto - O vinho do Porto como exemplo da harmonização na análise sensorial. | Como expandir os limites das ligações “tradicionais” do vinho do Porto com a comida. Carlos Santiago (Barman do ano 2015) - A importância da comunicação de um produto representativo de Portugal no mundo da restauração| A versatilidade do vinho do Porto nos cocktails.
Orador(a)
Carlos Santiago (Barman do Ano 2015)
Biografia
Barman do Ano 2015
Orador(a)
Paulo Russel Pinto
Biografia
Wine educator e membro da Câmara de Provadores do Instituto dos Vinho do Douro e do Porto.